quinta-feira, outubro 12, 2006

Antonio Jiménez Torrecillas, mais um maldito



Antonio Jiménez Torrecillas es profesor de proyectos en la Escuela de Arquitectura de Granada y ha sido profesor invitado en diferentes universidades. Su obra ha sido premiada en las cuatro ediciones convocadas para las Nominaciones de Arquitectura de Granada (1990-2005). En la actualidad, y en relación a intervenciones en contextos históricos, desarrolla el proyecto de intervención en las colinas del Albaicín y el Sacromonte, y en el campo de la museología, el Museo de Bellas Artes en el Palacio de Carlos V, también de Granada.






Lá como cá, pessoas que convivem sem inquietação com os maiores desmandos urbanos sobressaltam-se intempestivamente perante uma intervenção inteligente, sensível, escrupulosa. Por assumir a sua natural contemporaneidade, adivinha-se. Agravadamente por se tratar da descoberta de um elo consistente entre o passado e o presente, que é aquilo por que mais anseiam as cidades históricas...


.


.


Antonio.Jiménez Torrecillas desenhou para Granada um troço da muralha Nazarí (no cerro de San Miguel) que desabara no século XIX em consequência de um episódio sísmico. Fê-lo com uma seriedade minuciosa e perspicaz. Propôs uma construção linear, paralela, exterior, em placas de granito sobrepostas imperfeitamente. Descontinuidades sábias formam orifícios sistemáticos que aligeiram de forma subtil a construção assegurando visibilidade a quem circule no seu interior. Quanto mais afastado está o observador maior a sensação de continuidade não mimética, mas perfeita. Quanto mais nos aproximamos mais difusa, mais translúcida, menos intransponível.


.



.

.
Por isso as pessoas se indignam. O convívio intenso do presente com o passado é assustador. Como o é a contaminação entre culturas. E, nesta conformidade, a mesma entidade que promovera o projecto decidiu, perante as várias contestações a sua "desmontagem", eufemismo para demolição facilitado, curiosamente, pela funda correcção da atitude do arquitecto, preocupado em não comprometer o futuro. Decisão não concretizada. Ad aeternum, espera-se.


[PROJECTO APRESENTADO NA CONFERÊNCIA "SHARING ARCHITECTURE CULTURES ACROSS MAGHREB AND INDIA" ÉVORA 6-8OUT06]

Sem comentários: